domingo, 4 de março de 2012

Historiografia

UNIVERSIDADE FEDERAL
DE SANTA CATARINA
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Disciplina: Historiografia
HST 3602000 – 4 créditos
2ª feiras das 14h00 às 18h00
Profa. Dra. Joana Maria Pedro
Prof. Dr. Vanderlei Machado
Obrigatória para o Mestrado vagas apenas alunos do PPGH e de outros programas de pós-graduação.
Semestre: 2012-1
Sala 325 CFH - 22 alunos.

Atenção, todos os textos deverão ser enviados para o email
historiografia2012@gmail.com

Quando quiserem enviar para todos, enviem para
historiografia2012@googlegroups.com

O plano também poderá se acessado, quando quiserem, através do blog.
http://joanamariapedro.blogspot.com/2012/03/historiografia.html


1. Ementa:
Discutir a constituição do campo historiográfico, dentro da perspectiva da História Cultural, focalizando práticas discursivas e questões ordinárias, observando contextos, discussões e relações. Relacionar a historiografia brasileira - dentro desta mesma perspectiva -, com a internacional observando as apropriações.

2. Objetivos:

1) Perceber a constituição do campo da História Cultural com ênfase nas práticas discursivas e questões ordinárias, dentro da trajetória francesa dos Annales.
2) Perceber a constituição da historiografia inglesa e suas apropriações dentro da historiografia brasileira
3) Observar as apropriações de Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Michel de Certeau e Roger Chartier
4) Investigar as “leituras” e “apropriações” brasileiras desta historiografia.


Formas de desenvolvimento e de avaliação da disciplina
As aulas serão formadas por quatro atividades:
1) Seminário apresentado por uma equipe de estudantes.
2) Discussão dos textos coletivos.
3) Apresentação oral de resenha (de livros ou revistas) entrega para os colegas de uma cópia impressa.
4) Apresentação do “estado da arte historiográfica” de sua questão de pesquisa..

3. Conteúdo:

1) Historiografia, historicidades
2) Annales.
3) História Social Inglesa
4) História comparada
5) História do tempo presente.
6) A ordem do discurso e o campo discursivo
7) Leituras e apropriações
8) O ordinário na historiografia.
9) A discussão do cultural na historiografia francesa
10) As apropriações brasileiras desta historiografia



Roteiro para elaboração de resenhas

As resenhas deverão ter até 5 mil caracteres, incluindo espaços. (use o comando contar palavras no menu ferramentas do Word. Os livros ou revistas brasileiros devem ter sido publicados a partir de 2009. Livros ou revistas estrangeiros a partir de 2008)
As resenhas devem conter:
• título (diferente do título do texto ou textos resenhados);
• síntese do assunto tratado;
• informações sobre a/o/s autor/es do livro ou sobre a revista;
• inserção e posição do trabalho nas discussões contemporâneas sobre o tema;
• perspectivas críticas sobre o trabalho (pontos positivos e negativos, aspectos que poderiam ser mais explorados, aspectos inovadores e importantes do trabalho).
• Nome do/a autor/a da resenha
• Mini-currículo do/a autor/a da resenha.

Roteiro para elaboração do Ensaio
O Ensaio sobre “estado da arte historiográfica” – (até 8 páginas, espaço 1,5, letra 12, Times New Roman) notas no rodapé, lista bibliográfica no final do texto, em ordem alfabética.

Roteiro para elaboração do Seminário
Seminário – texto contendo informação sobre os autores, contexto da escrita dos textos, resumo dos textos, possíveis apropriações destes textos por autores brasileiros. (contendo no máximo 2 páginas espaço 1,5, letra 12, Times New Roman) O seminário será feito e apresentado em equipe.
A equipe terá até 45 minutos para apresentação.
As equipes poderão ter até 3 pessoas. (cada pessoa deve constar de, pelo menos, um seminário)

A discussão coletiva de textos
Em várias aulas haverá textos cuja leitura é obrigatória para todos os estudantes. No dia da aula será feita uma discussão. As/Os estudantes devem interferir nesta discussão, levantando questões e falando sobre o conteúdo dos textos, relacionando-o com outros textos e pesquisas. A/O estudante que considerar muito difícil participar das discussões do texto poderá enviar, por email, um resumo crítico do texto, de no máximo 2 páginas, no dia seguinte ao da discussão (até meia noite)

A avaliação contará com notas formadas por:
a) Seminário apresentado pela equipe (texto e apresentação) (20%)
b) Discussão de textos coletivos - participação individual (20%) -
c) Resenha: entrega e apresentação oral de uma resenha (15 minutos) (30%)
d) Ensaio: entregar e apresentar em até 15 minutos (30%)


Aulas:

Aula 1 -5 de março – Entrega do plano de ensino, distribuição de datas de resenhas e definição de temáticas para os artigos.

Aula 2 - 12 de março – aula inaugural com a Profa. Dra. Marina de Mello e Souza (USP), que terá como tema “Poder e catolicismo na África centro-ocidental: séculos XVI e XVII“.

Aula 3 – 19 de março - Historicidades
Discussão dos textos:
KOSELLECK Reinhard O futuro passado dos tempos modernos. In.: Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2006. p. 21-39.
ROLLEMBERG, Denise. Esquerdas revolucionárias e luta armada. In: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O Brasil Republicano. VOL. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. P. 45-91.

Aula 4 - 26/03 – E. P. Tompson e a historiografia inglesa (Prof. Dr. Alexandre Busko Valin – professor convidado)
Seminário: Éder e Jaime
THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. A árvore da liberdade. Vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. Capítulo VII Intervalo: a lógica histórica. P. 47-62.
Discussão dos textos:
HOBSBAWM, Eric. Da história social à história da sociedade. In: Sobre História. São Paulo: Cia das Letras, 1998, pp. 83-105.
SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (org). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1992, pp.39-62.


Aula 5 - 02/04 – Memória, História e historiografia. (Prof. Dr. Vanderlei Machado)
Seminário: Jenifer e Luana
LE GOFF, Jacques. Memória. In: ______História e memória. São Paulo: Ed. UNICAMP, 1992. p. 423-483.
SEIXAS, Jacy Alvez de. Percursos de memórias em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, Stella e NAXARA, Márcia. Memória e (Res)Sentimento. Indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Unicamp, 2004. p.37-58.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. In: Proj. História. São Paulo. (10). Dezembro de 1993.
JELIN, Elizabeth. Do que hablamos quando hablamos de memoria. In. JELIN, Elizabeth.trabajos de la memoria. Madri: Siglo XXI, 2002.
OBERTI, Alejandra. Contarse a sí mismas. La dimensión biográfica en los relatos de mujeres que participaron en las organizaciones político-militares de los ´70. in: CARNOVALE, Vera; LORENZ, Federico y PITTALUGA, Roberto (comps.). Historia, memoria y fuentes orales. Buenos Aires: CeDInCI Editores, 2006, pp. 45-62.
Resenhas – apresentação de 4 resenhas. Cleiton, Camilo, Gleidiani e Igor
Discussão do texto: Michael Pollak – História, Memória, Esquecimento. IN: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n.3, 1989. p. 3-15.


Aula 6 - 09/04 – Masculinidades – (Prof. Dr. Vanderlei Machado)
Seminário: Maurício e Igor
Welzer-Lang, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Estudos Feministas. Vol. 9, n. 2, 2001. Disponível em www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/13112009-042618welzerlang.pdf
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Nordestino- uma invenção do falo. Uma história do gênero masculino (Nordeste – 1920-1940). Maceió: Edições Catavento, 2003,
COSTA, Patrícia Trindade Maranhão - A construção da masculinidade e a
banalidade do mal: outros aspectos do trabalho escravo contemporâneo
Cadernos Pagu (31), julho-dezembro de 2008:173-198
http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos//Pagu/2008%2831%29/Costa.pdf
GROSSI, Miriam. Masculinidades: Uma revisão teórica, Antropologia em Primeira Mão n. 75, Florianópolis, PPGAS/UFSC, 2004.
WOLFF, Cristina Scheibe Wolff. Gênero, masculinidade e militarismo: Uma entrevista com o historiador Gil Mihaely Revista Esboços. Vol 14, n. 17/2007, p. 213-218. http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/1221/952
Resenhas – apresentação de 4 resenhas. Thiago, Guilherme, Caroline e Nilo
Discussão do texto:
CECCHETTO, Fátima Regina. Violência e estilos de masculinidade. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Aula 7 - 16/04 – Annales
Seminário: Ângela – Ester e Cleiton
SIMIAND, François. Método histórico e ciência social. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.2001, p. 7-12 e 41-50.
BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. A longa duração. Escritos sobre a história. Tradução por J. Guinsburg e Tereza Cristina Silveira da Mota. São Paulo: Perspectiva, 1992. pp. 41-78.
BRAUDEL, Fernand. El mediterrâneo: el espacio y la historia. Colección Popular. México: Fondo de Cultura Econômica, 1989.
Apresentação de 4 resenhas: Gabriela, Adílio, Éder, Diego
Discussão do texto:
REIS, José Carlos. Escola dos Annales. A inovação em História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.


Aula 8 - 23/04 – Aula 8 – História e Literatura – (Prof. Dr. Vanderlei Machado)
Seminário: Douglas e Lucas
MEYER, Marlise. Folhetim. Uma História. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 281-318.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. Tensões Sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1989.
Resenhas – apresentação de 4 resenhas. Maurício, Antônio José, Leonardo e Ester.
Discussão do texto:
GAY, Peter. A experiência burguesa – Da Rainha Vitória a Freud. A paixão terna vol. 2. São Paulo: Cia. Das Letras, 1988. p. 120 -173.

30/04 – FERIADÃO – Dia não letivo


Aula 9 – 7/05 - História Comparada e História Cruzada
Seminário: Thiago e Guilherme
PRADO, Maria Lígia Coelho. Repensando a História Comparada na América
Latina. Revista de História. São Paulo: Humanitas/FFLCH-USP, Nº
153, 2º semestre de 2005, p. 11-34.
THEML, Neide & BUSTAMENTE, Regina Maria da Cunha. História comparada: olhares plurais. Revista de História Comparada. Vol. 1, n. 1, jun. 2007.
HAUPT, Heinz-Gerhard. O lento Surgimento de Uma História Comparada. In: BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique (org). Passados recompostos. Campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/FGV, 1998. p.205-216.
Resenhas de 4 livros: Lucas, Jenifer, Luana, Douglas
Discussão do texto:
WERNER, Michael e ZIMMERMANN, Bénédicte . Pensar a história cruzada: entre impiria e refletividade. In: De la comparaison à l’histoire croisée. EHESS, Le genre humain. Avil 2004, Paris : Éditions du Seuil. (tradução inédita feita por Gildas Brégain e Mariana Joffily)

Aula 10 – 14/05 - História do Tempo Presente.
Seminário: Carolina e Adílio
BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da história. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Morais. Usos e abusos de História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998, p.219-229.
JELIN, Elizabeth. Los sentidos de la comemoración. IN:_______(org). Las comemoraciones: las disputas en las fechas “in-felices”. Madri: Siglo XXI de Espana Editores, 2002.
Resenhas de 4 livros: Jaime e Angela
Discussão do texto:
RIOUX, Jean-Pierre. Pode-se fazer uma história do presente? IN: CHAUVEAU, A. e TÉTART, Ph. (org). Questões para a história do presente. Bauru,SP:EDUSC, 1999. p.39-50.


Aula 11 - 21/05–– Foucault
Seminário: Camilo e Diego
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir – História da Violência nas Prisões. Petrópolis, Vozes, 1991.Capítulo III, Terceira Parte, “O Panoptismo” (pp 173/199).
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade, vol. I, São Paulo, Rio de Janeiro, Edições Graal, 1985. Capitulo 1, “Nós, vitorianos” (p. 9-18).
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1990, 165-198.
Apresentação de quatro Artigos sobre “estado da arte historiográfica” – Luana, Igor, Thiago
Discussão do texto
FOUCAULT, Michel A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 1996.

Aula 12 - 28/05 – Apropriações de Foucault
Seminário:
ALBUQUERQUE Júnior, Durval. A história em jogo: a atuação de Michel Foucault no campo da historiografia. Anos 90. Revista do Programa de Pós-graduação em História, v.11, n.19/20, jan/dez 2004, p.79-100.
RAGO, Margareth Memórias da clandestinidade: Criméia Alice de Almeida Schmidt e a Guerrilha do Araguaia. In: PEDRO, Joana Maria e WOLFF, Cristina Scheibe. Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Editora Mulheres, 2010. P.156-173
Artigos sobre “estado da arte historiográfica”.
VEYNE, Paul. Acreditam os gregos em seus mitos? Lisboa: Edições 70, 1983
VEYNE, Paul. Nada mais do que uma narrativa verídica. In:________. Como se escreve a História. Lisboa: Edições 70, 1971, p. 13-24.
Apresentação de quatro Artigos sobre “estado da arte historiográfica”- Douglas, Lucas, Ângela e Ester.
Discussão do texto
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul e DREYFUS, Hubert. Michel Foucault. Uma Trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

Dia 4/06 estarei em trabalho fazendo coleta de dados.


Aula 12 -11/06 História das Mulheres e relações de gênero
Seminário: Gleidiane
SOIHET, Rachel ; PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero. Revista Brasileira de História, v. 27, p. 281-300, 2007.
HEMMINGS, Clare. Contando estórias feministas. In Revista Estudos Feministas, vol. 17. n. 1, 2009
JELIN, Elizabeth. El gênero em las memórias. In: ______________ Los trabajos de la memória. Madrid: SigloXX, 2002. p. 99-115.
Apresentação de quatro Artigos sobre “estado da arte historiográfica” – Gleidiane, Gabriela, Guilherme, Leonardo
Discussão do texto
PRINS, Baukje e MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Rev. Estudos Feministas. 2002, vol.10, n.1 pp. 155-167 .


Aula 13 - 18/06 – Práticas comuns de leitura, escrita e discurso
CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica In: A escrita da historia. Rio de Janeiro: Forense-Universitaria, 1982, p. 65- 119.
ORLANDI, Eni Pulcinelli.As histórias das leituras. Discurso e Leitura. 3 ed. Campinas, SP: Ed. Da Unicamp, 1996.p. 41-46.
CHARTIER, Roger. Figuras do autor. In._________A ordem dos livros. Brasília: Editora UnB,1999. P. 33-65.
Apresentação de quatro Artigos sobre “estado da arte historiográfica” –, Jaime, Jenifer, Camila e Cleiton
Discussão do texto
BOURDIEU, Pierre e CHARTIER, Roger. A leitura: uma prática cultural. In: CHARTIER, Roger; BOURDIEU, Pierre; BRESSON, François (orgs). Práticas da leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 231-253.

Aula 14 - 25/06 - Hermenêutica.
Seminário: Antonio José e Ângela
DIAS, Maria Odila. Prefácio: hermenêutica e narrativa. In: SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1992, p. xi – xxii.
RICOEUR, Paul. A tarefa hermenêutica. In. _______ Interpretação e ideologia.Tradução de Hilton Japiassu, Rio de Janeiro: F. Alves, 1977, p. 17-42.
Apresentação de quatro Artigos sobre “estado da arte historiográfica”
Maurício, Adílio, Éder e Nilo.
Discussão do texto
DOSSE, François. Paul Ricoeur revoluciona a história. In. _________ A história à prova do tempo. Da história em migalhas ao resgate do sentido. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Unesp, 2001, p.71-100

Aula 15 - 02/07 – Práticas discursivas
Seminário: Gabriela
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas: o que falar quer dizer. São Paulo. EDUSP, 1996.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009
Apresentação de quatro Artigos sobre “estado da arte historiográfica” Diego e Antônio José
Discussão do texto
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

BIBLIOGRAFIA sugerida para Resenhas

AREND, Silvia Maria Fávero. Histórias de abandono. Infância e justiça no Brasil. (Década de 1930) Florianópolis: Mulheres, 2011.
AREND, Silvia Maria Fávero, RIAL, Carmen Silvia de Moraes e PEDRO, Joana Maria (orgs.). Diásporas, mobilidades e migrações. Florianópolis, 2011.
BIDASECA. Karina. Perturbando El texto colonial: los estúdios (pos)coloniales en América Latina. 1ª Ed. Buenos Aires: SB, 2010.
BOHOSLAVSKY, Ernesto, FRANCO, Marina, IGLESIAS, Mariana e LVOVICH, Daniel (compiladores). Problemas de historia reciente del Cono Sur. 1 ed. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2010. Vol I e II
BORGES, Aricelle S. (et al.). O trabalho com as fontes no ensino e na pesquisa em História. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2009.
BOTELHO, André (Org.) ; SCHWARCZ, Lilia Katri Moritz (Org.). /Um enigma chamado Brasil. 29 intérpretes e um país. 1. ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 2009. v. 1. 441 p.
CAPDEVILA, Luc et LANGUE, Frédérique (org.). Entre mémoire collective et histoire officielle: l’histoire du temps présent en Amérique latine. Rennes : Presses Universitaires de Rennes, 2009.
CATROGA, Fernando. Ainda será a História mestra da vida? In: RIOS, Kênia Sousa & FURTADO FILHO, João Ernani. (org) Em Tempo: História, memória, educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.
CHARTIER, Roger. Origens culturais da Revolução Francesa. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
DUBINSKY, Karen, KRULL, Catherine, LORD, Susan, MILLS, Sean & RUTHERFORD, Scott. New world coming: the sixties and Shaping of Global Consciousness. Toronto: Between the Lines, 2009.
FALQUET, Jules. De gré ou de force: les femmes dans mondialisation. Paris: La Dispute, 2008.
FAUSTO, Boris. O crime do restaurante chinês: carnaval, futebol e justiça na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FÁVERI, Marlene de, SILVA, Janine Gomes da e PEDRO, Joana Maria (orgs.). Prostituição em áreas urbanas: histórias do Tempo Presente. Florianópolis: Ed. UDESC, 2010.
GONTIJO, Rebeca (org.). Mitos, projetos e práticas políticas: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
GRACIA, Gerardo Necoechea et alli. Historia Oral y militancia politica en Mexico y en Argentina. 1ª. Ed. Buenos Aires: Editorial El Colectivo, 2008.
GREEN, James N. Apesar de vocês: oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
ISAIA, Artur César (org.). Crenças, sacralidades e religiosidades: entre o consentido o marginal. Florianópolis: Ed. Insular, 2009.
KRISCHKE, Paulo. A CNBB e o golpe militar de 1964. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2012.
LIMONCIC, Flávio. Os inventores do New Deal: Estado e sindicatos no combate à Grande Depressão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
MALERBA, Jurandir. A História na América Latina: ensaio de crítica historiográfica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. 146 p. (Coleção FGV de bolso. Série História).
MARTÍNEZ, Paola. Género, política y revolución en los años setenta: las mujeres del PRT-ERP. 1ª ed. Buenos Aires: Imago Mundi, 2009.
MENEGAT, Alzira Salete, TEDESCHI. Losandro Antonio e FARIAS, Marisa de F. L. de (orgs.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. Dourados, MS: Editora UFGD, 2009.
MONTEIRO, Yara Nogueira (org.). História da Saúde: olhares e veredas. São Paulo: Instituto da Saúde, 2010.
MONTENEGRO, Antonio Torres, NETO, Regina Beatriz Guimarães e ACIOLI, Vera Lúcia Costa (org.). História, cultura, trabalho: questões da contemporaneidade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011.
MONTENEGRO, Antonio Torres. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010.
NODARI, Nodari, Etnicidades Renegociadas: práticas socioculturais no Oeste de SC, 2009.
PEDRO, Joana Maria, AREND, Silvia Maria Fávero e RIAL, Carmen Silvia de Moraes (orgs.). Fronteiras de gênero. Florianópolis, 2011.
PEDRO, Joana Maria, ISAIA, Artur Cesar e DITZEL, Carmencita de Holleben Mello (orgs.). Relações de poder e subjetividades. Ponta Grossa, PR: TodaPalavra, 2011.
PINSKY, Carla Bassanezi e LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
PINSKY, Carla Bassanezi. (org). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.
RIAL, Carmen Silvia de Moraes, PEDRO, Joana Maria e AREND, Silvia Maria Fávero (orgs.). Diversidades: dimensões de gênero e sexualidade. Florianópolis, 2010.
RIDENTI, Marcelo. Brasilidade revolucionária: um século de cultura e política. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
RODEGHERO, Carla Simone; DIENSTMANN, Gabriel e TRINDADE, Tatiana. Anistia ampla, geral e irrestrita: história de uma luta inconclusa. Porto Alegre: Edunisc. 2011.
SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca & ROLLAND, Denis (dir.). L’Exil Brésilin en France: Histoire et imaginaire. Paris: L’Harmattan, 2008.
SCHPUN, Mônica Raisa. Justa. Aracy de Carvalho e o regate dos judeus: trocando a Alemanha nazista pelo Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SILVA, Joseli Maria, ORNAT, Marcio Jose e CHIMIN JUNIOR, Alides Baptista (orgs.). Espaço, gênero e feminilidades ibero-americans. Ponta Grosa, PR: TodaPalavra, 2011.
SKIDMORE, Thomas, SMITH, Peter e GREEN, JAMES. Modern Latin America. New York: Oxford University Press, 2010.
SOIHET, Rachel, ALMEIDA, Maria Regina Celestino de, AZEVEDO, Cecília e GONTIJO, Rebeca (org.). Mitos, projetos e práticas políticas: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
TAMANINI, Marlene. Reprodução assistida e gênero: o olhar das Ciências Humanas. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.
TÉRAN-GALVARRO, Carlos Soria, CASTILLO, José Pimentel e CÁRDENAS, Eduardo García. 1967: San Juan a sangre y fuego. La Paz, Bolivia: Encuentro, 2008.
TORRES, Wally Kunstman y ÁVILA, Victoria Torres (recopiladoras). Cien voces rompen el silencio. Testimonios de ex presas y presos políticos de la dictadura militar en Chile (1973-1990). Chile: DIBAM, 2008. Fuentes para la Historia de la República. Volumen XXIX.
TOTA, Antonio Pedro. Os Americanos. Coleção Povos e Civilização. 304 pgs. Sao Paulo, Editora Contexto, 2009.
VIANA, Nildo. "A Concepção Materialista da História do Cinema". Porto Alegre, Asterisco, 2009.
WOITOWICZ, Karina Janz(org.). Recortes da mídia alternativa: histórias&memórias da comunicação no Brasil. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2009.

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